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As mudanças nos Incoterms

mudanças nos Incoterms

No início de janeiro de 2020 as mudanças nos Incoterms entraram em vigor.

As alterações foram menores na superfície (nos termos utilizados). Elas foram maiores abaixo dela. 

O que são Incoterms

Incoterms são regras emitidas pela Câmara Internacional do Comércio que regulam as relações entre vendedor e comprador na exportação e importação em todo o mundo. 

Tipos de mudanças nos Incoterms

As alterações sob a superfície

As duas grandes alterações abaixo da superfície foram:

  • a revisão do termo Free Carrier (FCA);
  • a mudança de contratação de seguro no Carriage and Insurance Paid To (CIP) e no Cost Insurance and Freight (CIF).

O termo FCA é contratado pelo comprador. Agora o vendedor pode obter o Bill of Landing (BL) após ocorrência do embarque como uma garantia de pagamento do comprador.

Ou seja, agora cabe ao vendedor assumir os custos e riscos até a entrega da mercadoria.

Assim, o vendedor envia o BL ao comprador quando este efetua o pagamento. 

Já no CIP, agora o padrão de seguro passa a ser o de cláusula “A”, o que cobre todos os riscos de transporte. 

No caso do CIF, continua a cláusula restrita “C”. 

Porém, ambos possuem possibilidade de reduzir ou aumentar a cláusula. 

As alterações na superfície

A principal modificação na superfície nos Incoterms, foi a alteração de Delivered at Terminal (DAT) para Delivered at Place Unloaded (DPU).

Com essa modificação, o DPU passa a ser parecido ao DAP (Delivered at Place). A única diferença entre eles é que um é desembarcado e o outro não.

Lembrando que DAT era o termo utilizado para o transporte por qualquer meio, desde que o vendedor entregasse a mercadoria desembarcada em um terminal nomeado. 

Já o DPU, por sua vez, não especifica que o local de destino deve ser um porto, somente que a mercadoria deve ser desembarcada.

Grupo Flipper e as mudanças nos Incoterms

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Leia também: Revisão sobre regime de drawback.