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Bidding process de Fretes

bidding process

Pontos positivos e negativos deste modelo de contratação.

O BID (bidding process) de fretes vem ocorrendo com bastante frequência no mercado logístico.

A palavra bid significa em português apostar, oferecer, lance.

Realizar o bidding process no setor de transporte e logística é sinônimo de redução de custos.

Mas é preciso ter alguns cuidados e cautela para que essa redução seja realmente atingida.

O bidding process

O bidding process trata da seleção através de licitação ou pregão, de empresas prestadoras de serviços, que tenham referências positivas no mercado e sejam gabaritadas a atender as demandas da logística ou do comprador.

Cada vez mais presente no mundo corporativo, o bidding process é muito utilizado para:

– pesquisar os custos praticados no mercado;

– reduzir custos com transporte;

– negociar com fornecedores de serviços atuais;

– substituir fornecedores ineficientes.

No caso da logística internacional, a maioria dos clientes optam por contratos com maior tempo de duração.

Entretanto ambas as partes consideram questões como low season e peak season.

Pontos positivos

– Contratos melhor elaborados;

– Garantia de preço justo no transporte da mercadoria;

– Estabelecer conjuntos de KPI’s e SLA’s a serem cumpridos na nova demanda;

– Contratos mais longos.

Pontos negativos

– Diminuição das margens dos provedores obrigando-os aceitar os valores impostos naturalmente pelo processo de concorrência;

– Possibilidade de perder bons fornecedores para outros que prometem e acabam não cumprindo com o prometido;

– O processo do bidding pode ser demorado.

Cuidados a serem tomados durante o bidding process

O bidding process é um tanto moroso e não tão simples.

Portanto, o profissional de logística e compras precisam tomar alguns cuidados.

A primeira coisa que a empresa deve fazer é analisar os motivos que a levaram a abrir o bidding process.

Na maioria dos casos deve-se para redução de custos com transporte, mas pode haver outras razões para tal.

Na sequência, defina as exigências para a escolha dos fornecedores de serviço, como por exemplo, quais SLA´s exigir, que competências os candidatos deverão ter e etc.

Tenha uma lista atualizada de fornecedores que participarão.

Leve em conta por exemplo,  tempo de mercado, frota, operadores logísticos, tamanho da estrutura.

Em seguida é o momento de enviar o formulário RFI (Request for Information).

Seja direto e objetivo. Nada de formulários muito grandes. Só pergunte o que for essencial para o processo.

Na hora da escolha do vencedor, além do preço final, leve em consideração o nível do serviço ofertado e sua qualidade e acima de tudo a periodicidade dos KPI´s a serem apresentados.

Bidding para transporte marítimo

No caso especifico de bidding para transporte marítimo, além do frete internacional, existem outros quesitos inclusos nos bidding’s que podem contribuir para o sucesso ou fracasso na competição, como por exemplo:

. Prazo do pagamento do frete;

. THC em função do armador e das taxas locais;

. Negociações referente armazenagem;

. Demurrage: prazo para devolução de container;

. Demurrage: custo diário em USD;

. Prazos limites para pick up de carga tão logo informada disponibilidade.

No entanto, os quesitos acima são exemplos reais e podem variar de empresa para empresa.

Normalmente a escolha dos participantes se dá:

. O fornecedor atual;

. Renomado fornecedor;

. Outro não tão renomado, mas que tenha se apresentado continuamente;

. Outros

No entanto, faz-se necessário uma auditoria dos vencedores, conhecendo-os pessoalmente (visita técnica) e verificando a saúde financeira e fiscal das empresas.

Na prática, o gestor da área de Comex, acaba cedendo a grandes pressões internas, tendo como foco central inicial a redução de preços.

Porém, os custos poderão ser maiores ou menores em função da quantidade a transportar.

Essa busca pela redução de custos, faz com que acabem abrindo mão de outros pontos importantes como por exemplo capacidade, idoneidade, atendimento dos prazos, etc no momento da escolha dos vencedores.

Mas duvide de valores baixos demais dos concorrentes. Essas empresas podem ser um problema futuro para você.

Vale lembrar que os vencedores (em muitos casos) serão seus representantes perante órgãos públicos e empresas privadas.

Como podemos notar com esse artigo, o bidding process requer uma preparação e cuidado.

Entre em contato com o Grupo Flipper – Contas Corporativas Globais para informações adicionais.

Leia também: O papel de um agente de cargas na logística internacional.