A importação de químicos requer uma logística eficiente, afinal são produtos que podem entrar em combustão, corroer, evaporar e até explodir.
Ano passado nosso país ficou em 14º no ranking de importação de químicos mundial, com 2,2% de participação no segmento.
Químicos são commodities com as mais variadas aplicações, dentre elas:
Por se tratar, em sua maioria, de carga perigosa (IMO), é comum os portos cobrarem mais que o dobro de custos, tanto para movimentação quanto para armazenagem, devido aos procedimentos de segurança que tais operações necessitam.
Então, a dica é negociar. No entanto, isso só é possível, sabendo antecipadamente qual o porto de destino.
Por possuir diversas aplicações, um químico geralmente precisa de Licença de Importação (LI) pré-embarque de órgãos como Polícia Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Departamento de Comércio Exterior, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Comando do Exército e ANP.
E sabemos que conseguir a LI demanda tempo, embora alguns sejam fáceis de conseguir.
O químico é o tipo de produto mais excluído pelos armadores.
Afinal, há limite para alocá-lo dentro dos navios, muitos não podem ser transportados numa mesma viagem, a fim de evitar riscos à embarcação, tripulantes e outras cargas.
Isso faz crescer o desinteresse do armador por esse tipo de carga, acarretando muitas vezes em não embarque mesmo após ter sido feita a reserva de espaço no navio.
Para transportar químico, os caminhões também sofrem restrições.
Além das rotas específicas, há horários pré-determinados para entrar, sair e transitar dos portos.
Sem contar os cuidados exigidos no manuseio da carga para ovar e desovar o container.
É preciso muito cuidado com importações de químicos para o Brasil que passem pela Europa.
Os químicos asiáticos são visados quando chegam em portos europeus, podendo sofrer vistorias, serem retidos e até sofrer exigência de readequação de embalagem antes de seguir para o país de destino final (que sequer pode ser na Europa).
Sabendo de todos os desafios que a importação de químicos implica, é explícita a necessidade de uma assessoria eficiente e experiente nesse tipo de operação.
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Afinal estamos no ranking de eficiência logística para químicos.
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