Entenda a importância do despachante aduaneiro no comércio exterior

barreiras tarifárias
Saiba o que são barreiras não-tarifárias e como elas podem interferir no comércio exterior
janeiro 5, 2018
drawback
Veja como o drawback pode ajudar sua empresa a aumentar os lucros
fevereiro 21, 2018
Filtrar por: Filtrar por: Blog e Portfólio Tags Tags Blog Autores Autores Blog Exibir tudo

Entenda a importância do despachante aduaneiro no comércio exterior

importância do despachante aduaneiro

A logística tem cada vez mais ganho incrementos que reforçam a sua essencialidade, em especial a partir dos anos 1990, quando as mercadorias passaram a ser commodities. As diferenças entre marcas e modelos rarearam e as companhias viram a necessidade de se investir pesado nas estratégias logísticas, como forma de se destacar e fidelizar a clientela.

Desta forma, a logística aduaneira ganhou importância fundamental para os processos de exportação e importação de insumos e produtos diversos. Ela envolve uma série de questões, como a escolha do transporte, desembaraço alfandegário, cumprimento de exigências sanitárias, aspectos técnicos e muito mais. E o ator central desse processo é o despachante aduaneiro.

Clique aqui e saiba mais sobre como funciona a logística aduaneira

Esse profissional normalmente trabalha nos aeroportos, portos e pontos de fronteira, além dos armazéns que ficam nas Zonas Secundárias, também chamadas de Estações Aduaneiras do Interior (Eadi).

O despachante aduaneiro é o responsável por representar formalmente os importadores e exportadores no trato com a Receita Federal e outras entidades governamentais, fiscais, comerciais, transportadores, armazéns. Ele tem que dar conta de todo o processo aduaneiro, providenciando toda a documentação necessária, com o objetivo de liberar a carga importada ou exportada.

A importância do despachante aduaneiro foi crescendo e hoje ele é muito mais do que um reles “desembaraçador” de papeis nos órgãos públicos federais. O profissional se tornou profundo conhecedor de toda a cadeia de serviço dos seus clientes, desde os tratamentos administrativos até mesmo as necessidades específicas da entrega e armazenamento da mercadoria.

Veja como o trânsito aduaneiro pode ser importante para o seu negócio

O despachante se transformou, enfim, em um consultor em logística aduaneira. Ele precisa conhecer as normas e leis que ordenam o comércio exterior brasileiro, além de saber cada etapa do processo que envolve o despacho dos produtos. Em geral, ele desempenha especificamente as funções a seguir:

  • Preparar e emitir documentos que permitem o desembaraço de produtos na exportação e importação;
  • Pagar taxas e impostos relativos à operação;
  • Conferir as tarifas existentes para liberar a mercadoria a ser importada ou exportada;
  • Representar formalmente a empresa junto aos órgãos como Receita Federal, Ministério da Agricultura e Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa);
  • Acompanhar a realização das vistorias físicas das mercadorias que são realizadas pelo fiscal da Receita Federal (processo conhecido como canal vermelho);
  • Coordenar a entrega da mercadoria no estabelecimento do importador.

Como vimos, o despachante aduaneiro é o ponto de conexão entre a sua empresa e o processo de importação e exportação de seus produtos. Em suma, ele deve buscar as operações logísticas que garantam o melhor custo x benefício para o seu negócio.

 

O Grupo Flipper conta com profissionais especializados em todos os trâmites relacionados à logística aduaneira. Então, se você quer contar com um trabalho de qualidade, credibilidade e precisão, entre em contato com nossa equipe neste link.