Importância da logística aduaneira na importação e exportação de produtos

papel da logística no comércio exterior
Confira qual o papel da logística no comércio exterior
dezembro 22, 2017
regime especial de trânsito aduaneiro
Veja como o trânsito aduaneiro pode ser importante para o seu negócio
dezembro 28, 2017
Filtrar por: Filtrar por: Blog e Portfólio Tags Tags Blog Autores Autores Blog Exibir tudo

Importância da logística aduaneira na importação e exportação de produtos

logística aduaneira na importação e exportação de produtos

Ter um bom planejamento da logística aduaneira é fundamental para a estratégia de uma empresa que realiza importação e exportação door to door. Neste artigo explicaremos um pouco mais sobre como esse processo se desenvolve e como ele é importante para o controle de custos.

Entenda o que são Incoterms e qual a sua importância

Na logística aduaneira, todas as etapas da compra e da venda internacional, isto é, da importação e exportação de produtos de e para outros países, são analisadas e checadas em seus mínimos detalhes. A estruturação, bem como a administração de todo esse processo, deve estar alinhada inclusive com o core business de cada cliente.

Vale dizer que a logística aduaneira compreende diversas decisões durante todo o processo de importação e exportação door to door, ou seja, quando o produto é coletado na porta do embarcador e levado à porta do comprador. Entre essas tarefas estão a de escolher o tipo de transporte mais indicado, suas características técnicas, cumprimento de obrigações sanitárias e desembaraço alfandegário.

Dentro disso, o planejamento logístico deve gerir de forma estratégica a obtenção, movimentação e armazenamento dos insumos, componentes e produtos prontos, fazendo com que a rentabilidade seja possibilitada por meio da entrega dos pedidos de acordo com seus custos, sem comprometer prazos que estão definidos nos acordos e contratos firmados.

Os custos da logística no Brasil

Levantamentos dão conta que o custo da logística em operações internacionais de importação e exportação representam em torno de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil). Já nos países desenvolvidos esse custo cai para algo em torno de 8% a 10%. Certamente essa diferença vai impactar no preço não só dos serviços de logística como também nas próprias mercadorias.

Há vários motivos que ajudam a explicar essa defasagem enfrentada pelo Brasil. A falta de uma infraestrutura adequada é um grande gargalo que o país não consegue se desvencilhar. Porém, algo que atua fatalmente contra esse processo é justamente a falta de planejamento desde o início do processo logístico, antes mesmo de qualquer produto ser exportado ou importado.

Desta forma, é fundamental que haja um planejamento logístico e que as empresas envolvidas conheçam ou deixem os processos nas mãos de organizações que conheçam os trâmites, regimes e procedimentos aduaneiros recorrentes às suas operações. Isso porque, como a competitividade se mostra cada vez mais crescente, qualquer micro detalhe pode fazer a diferença, ainda mais no que tange à aduana, que costuma causar entraves, impactando no tempo do recebimento/envio das mercadorias ou dos insumos para a produção.

Se você não quer ter problemas com toda a questão que envolve a logística aduaneira, então você precisa entrar em contato com a empresa que melhor resolve esses trâmites para o seu negócio. Com presença em todos os portos e aeroportos do Brasil, o Grupo Flipper possui conhecimento e credibilidade para encontrar o melhor caminho para o seu produto. Clique aqui e fale conosco!