O papel da cadeia de suprimentos dentro da logística

A cadeia de suprimentos tem um papel fundamental dentro da logística. Ela deve ser compreendida e trabalhada de forma que os resultados do negócio sejam lucrativos e o impacto sobre os clientes sejam positivos. Para isto, são necessários um planejamento e um controle sobre toda a cadeia, garantindo o bom andamento de cada etapa. Neste artigo detalharemos o que é a cadeia de suprimentos e a importância de uma boa gestão para o seu sucesso.

 

O que é cadeia de suprimentos?

 

A cadeia de suprimentos representa o conjunto das atividades que compõem os canais de aquisição, produção, armazenamento e distribuição, manipulando serviços, informações e materiais que pertencem a cada etapa desse processo.

 

Entenda a importância do despachante aduaneiro no comércio exterior

 

Tais etapas acabam por se interligar com o objetivo de que toda a cadeia flua sem afetar as atividades seguintes. Para que seu sucesso seja alcançado e agregue valor aos clientes, elas devem ser todas planejadas e controladas, fazendo com que o custo e o tempo sejam reduzidos, sem perder eficiência.

 

Entre as suas políticas básicas, temos o foco centrado sempre na satisfação dos consumidores. Além disso, as estratégias são montadas para conquistar e manter os clientes finais, alvo de toda a operação logística e todo o esforço da empresa em negociar seus produtos. Outro elemento importante é o de fazer uma gerência eficiente e também eficaz das atividades ligadas ao fluxo, visando facilitar o andamento da cadeia desde o processamento do pedido até a entrega ao cliente, ao que veremos mais à frente.

 

Entendendo os canais de distribuição

 

Dentro do aspecto logístico e da própria cadeia de suprimentos, a distribuição é encarada como uma cadeia própria em que se destacam o transporte e as atividades que lidam com a movimentação dos insumos e mercadorias – por isso ganha um item separado neste post. Este processo ocorre entre cada par de etapas da cadeia de suprimentos e é um fator central quanto ao aspecto do custo.

 

Outro elemento que demonstra a importância dos canais de distribuição é o fato desta cadeia em especial abarcar as atividades de produção, mas avançar até o atendimento junto ao consumidor final. Desta forma, a distribuição ganha papel importantíssimo dentro da cadeia de suprimentos, tanto que acaba tendo uma gestão específica e quase independente para lidar, organizar e planejar tudo o que é necessário para o seu funcionamento.

 

A logística e a cadeia de suprimentos

 

A logística é elemento fundamental que agrega todas as etapas do processo, desde o entendimento entre demanda e oferta, até mesmo a compreensão entre a produção e o fornecimento, bem como o processo de armazenagem e distribuição. E, claro, abarca também o atendimento e a entrega junto ao cliente. Para tudo isso, uma gestão qualificada e que contenha um bom planejamento, inclusive da cadeia de suprimentos, é essencial.

 

Diante disso, o controle sobre toda a cadeia de suprimentos, inclusive fora dos limites da empresa, é importante para uma boa gestão e para que os resultados sejam lucrativos. Um dos entraves a esse processo ocorre devido às atividades terceirizadas, que impelem uma atenção junto aos colaboradores. Além disso, há também as questões sazonais de consumo, que podem afetar custos e impactar no ciclo do processo. Nesse caso, ter o controle e uma organização sobre a cadeia ajuda a corrigir rotas e reprogramar o andamento das etapas, quando necessário.

 

Veja como o drawback pode ajudar sua empresa a aumentar os lucros

 

Se você quer uma empresa com conhecimento e capacidade para cuidar de toda essa logística, contate o Grupo Flipper, que conta com profissionais especializados em todos os trâmites relacionados à importação e exportação de mercadorias. Entre em contato com nossa equipe clicando neste link.