porto se prepara para receber navios grandes
Porto se prepara para receber navios grandes
julho 10, 2018
incendio próximo a armazém do porto
Incêndio próximo a armazém do porto de Santos
julho 17, 2018
Filtrar por: Filtrar por: Blog e Portfólio Tags Tags Blog Autores Autores Blog Exibir tudo

O que é gestão de estoques?

gestão de estoques

A gestão de estoques é fundamental para o bom trânsito dos produtos e para um funcionamento adequado dos processos de importação e exportação. Mas o que é gestão de estoques?  Bem, antes de abordar o assunto no âmbito do comércio exterior, se faz necessário explicar melhor o seu significado.

Como funciona a cobrança dos impostos sobre a importação de produtos

Dentro do contexto industrial, a gestão de estoques representa o processo de gerir os recursos materiais que propiciarão que a companhia melhore suas receitas no futuro. O gerente de operações é a pessoa responsável por esse trabalho.

Por exemplo, uma loja de departamentos ou mesmo um supermercado geralmente não armazenam todos os seus produtos na loja. É normal que parte do material esteja guardado em um depósito ou armazém. Uma boa gestão desses produtos proporciona um atendimento mais rápido e a otimização dos recursos, já que novos itens serão adquiridos apenas quando forem necessários.

Desta forma, saber trabalhar com o estoque, mantendo-o equilibrado, é decisivo para que a companhia seja competitiva e produtiva. Afinal, aquele produto armazenado só vai gerar lucro para a empresa após a sua venda, mas ele é importante no estoque.

Estoque do processo produtivo pode ser terceirizado

Uma forma de ter um estoque à mão sem precisar tê-lo de fato é por meio do “Just in Time”, em que a empresa terceiriza o estoque e só tem acesso ao produto quando realmente for preciso. A ideia dessa alternativa é para que não seja necessário gastar seu capital sem ter a real certeza de retorno.

Quem utiliza esse tipo de serviço normalmente garante uma maior agilidade e economia, sendo ideal para o estoque do processo produtivo, ou seja, matérias-primas para a elaboração do produto em si.

Agilidade no estoque do produto final garante vantagens

O principal tipo de estoque é o do produto final, quando o mesmo vai para a prateleira e de lá ele só sai para ser entregue ao cliente. Aqui deve haver atenção especial aos perecíveis, que possuem prazo de validade e podem gerar prejuízos, casos não sejam vendidos no tempo certo. Porém, é comum que eles já possuam vendas planejadas, que estejam na rotina comercial da companhia.

É muito importante que o seu estoque esteja bem abastecido, pois com ele será possível realizar promoções (ao estilo do “leve dois, pague um”, por exemplo) e também por conseguir vencer a concorrência, que por ventura não tenha o produto a pronta-entrega. Agilidade e rapidez são fatores que contam muito nas relações de compra e venda. Até porque, que cliente quer esperar que o produto esteja disponível na loja para comprar? Quanto mais rápido, melhor.

Como foi pontuado neste artigo, para que sua empresa consiga aumentar as vendas e gerar mais lucros, não basta apenas ter um ótimo estoque. É vital mantê-lo equilibrado, acompanhando sempre suas entradas e saídas, bem como sua situação a cada instante, para que seja possível atender o cliente o mais rápido possível e com um preço competitivo.

Se você quer ter uma boa gestão de estoques, entre em contato com os profissionais do Grupo Flipper. Nosso time possui larga experiência em comércio exterior e poderá prestar a você toda a assessoria necessária. Clique aqui neste link e converse com um de nossos funcionários!