Logo Grupo Flipper

Como se beneficiar dos Acordos Internacionais

Se você acompanha nossas redes sociais já sabe que os Acordos Internacionais são diretrizes criadas entre países e regiões globais para regulamentar a circulação de bens, serviços, pessoas, capitais, propriedade intelectual entre outros, além de cooperação mútua, sejam de maneira econômica, tecnológica, aduaneira, política, ambiental etc.

Viu também que existem tipos de Acordos Internacionais diferentes, e que na Área de Comércio Exterior os ACE´s – Acordos de Complementação Econômica são os mais diretamente utilizados.

Mas então, como sua empresa pode se beneficiar de um Acordo Internacional (ACE) e assim importar e exportar com mais economia?

Em primeiro lugar é importante que você, empresário ou colaborador de uma empresa importadora ou exportadora, tenha conhecimento dos acordos disponíveis (e atualizados) a fim de garantir que os benefícios existentes possam ser utilizados em uma negociação de compra ou de venda. Entretanto existem outros pontos importantes que você deve levar em consideração.

Por exemplo, durante o processo de compra internacional (importação), você precisa considerar quais são os potenciais fornecedores dos bens ou mercadorias a serem adquiridos, verificando a quais países estes pertencem e, se algum destes países possui Acordo(s) Internacional(is) com o Brasil. Precisa também verificar qual Acordo é o mais vantajoso ou melhor dizendo, qual trará maior benefício financeiro e/ou comercial ao seu negócio, comparando país e acordo.

Vale ressaltar que, nos casos de importação de bens e mercadorias cobertos por determinados Acordos Internacionais, pode existir redução percentual ou total de impostos ou mesmo isenção (no caso, do Imposto de Importação), lembrando que um dos objetivos deste tipo de acordo é o fortalecimento das relações comerciais entre os países-membros do acordo.

Já no caso das exportações, durante o processo de venda internacional (exportação), você precisa ter atenção aos mesmos pontos porém considerando que é você quem figura como fornecedor e pode alertar seu cliente comprador quanto a um possível Acordo entre os países, destacando a este uma vantagem competitiva de sua parte (ou seja, negociando com você ele possivelmente terá redução/isenção de custos).

📝 Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de outras dicas.

-->
pt_BRPT_BR