Logo Grupo Flipper

O que é demurrage e como evitá-lo

Se você trabalha com frete marítimo certamente já ouviu falar de demurrage. Logo, também sabe que o melhor é evitá-lo. Vamos nesse artigo explicar seu significado e listar as melhores práticas para fugir dessa cobrança.

Definição de derrumage

A palavra derrumage é de origem francesa e significa estadia. Trata-se de uma multa diária aplicada ao importador que ultrapassar o período contratado. Este período varia de acordo com a negociação junto ao agente de carga / armador. Essa cobrança tem previsão legal no Código Comercial brasileiro. Mas, para ser aplicada, ela precisa estar prevista no contrato entre importador e armador, em uma cláusula específica para ela. A cobrança é feita em dólar e de acordo com o que foi realmente extrapolado, ou seja, é proporcional ao tempo usado a mais — dias.

Causas mais comuns da demurrage

As causas para que essa penalidade seja cobrada são diversas, mas as mais comuns são:

– o atraso na entrega da carga;

– a espera do navio na barra por falta de berço livre;

– a falta de desembaraço aduaneiro;

– a quebra de guindastes de terra;

– a falta de transporte para receber ou entregar a carga no costado.

Melhores práticas para evitar

Ter um compliance estruturado, que controle a documentação, as liberações, os prazos e a classificação da mercadoria. Assim, evita-se atrasos no desembaraço da carga e consequentemente o pagamento de taxas como a demurrage. Outra forma de evitar a demurrage é agir junto a seu despachante aduaneiro para remover a mercadoria o mais rápido possível. Em caso de atraso na liberação do produto, é possível utilizar um terminal de porto. Uma outra solução é a troca de container, na qual o importador compra um equipamento com as mesmas especificações e o repassa ao armador — nome dado ao transportador — no prazo combinado. Posteriormente, ao desocupar o recipiente, vende-o e recupera o dinheiro da compra. Ainda é possível realizar o pedido de desova da mercadoria, já que existem empresas especializadas para isso e com custo inferior ao valor da sobrestadia. Com a desova do(s) produto(s), o container é devolvido dentro do prazo contratado.

Conclusão

Através desse artigo conseguimos destacar a importância de contar com os serviços de empresas especializadas em importação e exportação para que suas operações obtenham sucesso.

Tenha o controle dessa documentação e de todo o processo de importação, contratando nossos serviços.

-->
pt_BRPT_BR