Logo Grupo Flipper

Quais são os principais Acordos Internacionais para o Brasil?

Acordos internacionais

O Brasil é um país extremamente importante para o comércio internacional e por isso possui muitos acordos que facilitam importação e exportação para diversos países.

Segundo o Siscomex, os acordos comerciais são necessários para aumentar a produtividade e a competitividade da economia brasileira e dessa forma garantir a sustentabilidade do crescimento econômico do país.

Devemos enxergar os acordos comerciais como a “derrubada de barreiras” que facilitam o comércio internacional entre o Brasil, países e regiões importantes economicamente para todo o mundo.

Dessa forma, o mercado estrangeiro nos vê como um lugar mais disposto a receber novos investimentos e com isso uma série de vantagens surgem para nós como novas tecnologias, modernização de processos produtivos e, acima de tudo, competitividade.

Entre os acordos do Brasil com países da América Latina, podemos destacar o mais conhecido deles, o Mercosul (Mercado Comum do Sul) que além de facilitar operações entre os países integrantes, abre portas entre eles e outros países e regiões, como EUA e União Europeia.

Veja abaixo alguns acordos Multilaterais Latino-americanos que o Brasil faz parte:

  • Mercado Comum do Sul (Mercosul)
  • Associação Latino-Americana de Integração (ALADI)
  • O Acordo de Complementação Econômica (ACE)
  • Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI)
  • Acordo de Alcance Parcial (AAP)
  • Acordo de Preferência Tarifária Regional (APTR)
  • Acordo para Liberação e Expansão do Comércio Intra-Regional de Sementes (Acordo de Sementes)
  • Acordo de Bens Culturais entre países da ALADI (AR)

Já entre os acordos multilaterais que abrangem América Latina e demais regiões, o Brasil participa dos seguintes acordos:

  • Acordo de Comércio Preferencial (ACP)
  • Acordo de Livre Comércio (ALC)

Ainda existem acordos bilaterais, que são realizados entre o Brasil e uma outra única nação. Alguns desses países são: Alemanha, Portugal, Canadá, Bélgica, Coreia, EUA, Grécia e Itália.

Você pode consultar todos os Acordos Internacionais vigentes no Brasil e suas principais características em https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/acordos-internacionais/acordos-internacionais ou entrar em contato conosco de descobrir de forma simples e rápida, com a Flipper pode ajudar sua empresa a realizar processos de importação e exportação de maneira prática.

☎️ (13) 3213-6333

📲 (13) 93500-0114

🌐 www.grupoflipper.com.br

#grupoflipper #comex #logísticainternacional #despachoaduaneiro #comercioexterior #comérciointernacional #logistica #consultoria #comerciointernacional

-->
pt_BRPT_BR