Logo Grupo Flipper

Os diferentes seguros da Cadeia Logística

“Pense positivo! E se der ‘ruim’, a gente vê o que faz…”, “Não precisa de manual, temos tudo na cabeça!”, “No próximo plantão eles resolvem…”, “Isso não é problema meu!” entre outras, são expressões cada vez mais presentes no dia-a-dia daquele vendedor/comprador que omitiu que o produto era DG para enviar como uma amostra sem valor comercial; daquele agente de carga que não se atentou a necessidade de controle de temperatura, daquele time de comex que errou o NCM em um despacho gerando multa, daquele operador portuário que danificou uma carga no momento do manuseio ou mesmo.

Assim como em outros setores, vemos no comércio exterior exemplos de má conduta, imperícia ou até ingenuidade, que inviabilizam a operação ou, muito pior, expõem cargas e pessoas à riscos.

Na cadeia logística é importante (tudo definido em legislação, nos Incoterms/2021 e convenções contratuais) saber que “a responsabilidade de um começa quando a do outro termina…” mas, afinal onde exatamente é esse “começo”?!

É sabido que existem diferentes seguros para diferentes operações ou, para diferentes pontos da cadeia logística. Cada ator tem o seu seguro que visa resguardar seus interesses para com ele mesmo e para com terceiros. Mas acima de tudo, precisamos ter em mente que a seguradora por sua vez também tende a resguardar os seus interesses, além dos de seu cliente. Neste post procuramos abordar um pouquinho sobre os diferentes seguros da cadeia logística e a importância do Seguro Internacional da Mercadoria, o principal deles.

E você, já teve algum problema com sinistro? Conte sua história pra gente!

📝 Vai importar ou exportar? Faça cotação conosco.

☎️ (13) 3213-6333

📲 (13) 93500-0114

🌐 www.grupoflipper.com.br

#grupoflipper #comex #logísticainternacional #despachoaduaneiro #comercioexterior #comérciointernacional #logistica #consultoria #comerciointernacional

-->
en_USEN