Logo Grupo Flipper

Impactos das greves para importadores e exportadores

Em protesto por bônus de eficiência, os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil instituíram o “Apagão da Receita” no último mês. Como a interrupção parcial nos trabalhos afetam o comércio exterior?

A decisão foi aprovada em assembleia do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), com participação de 3,8 mil filiados.

A paralisação dos auditores impactam no fluxo e na eficiência das operações de comércio exterior, seja esta a importação ou a exportação de mercadorias, especialmente durante o processo de despacho aduaneiro a qual estas são submetidas. Principalmente, se durante o processo tais mercadorias são parametrizadas nos canais amarelo ou vermelho, sendo conferidas mais detalhadamente de maneira documental ou física, respectivamente. 

Não somente quanto ao tempo, mas impacta também nos custos da operação e consequentemente em sua formação de preço pois quanto mais demora a liberação das mercadorias, mais acréscimos ocorrem nos custos de armazenagem, sobrestadia de contêineres, dias de atraso nos processos produtivos entre outros.

Quer saber mais? Entre em contato através de nossos canais de comunicação.

-->
en_USEN